segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sobre o Barça!

As repercussões sobre a vitória do Barcelona por 4 x 0 sobre o Santos em Yokohama (Japão) ainda repercutem muito. Confesso que tentei (essa é a expressão!) para o Santos, mas foi simplesmente impossível! Para quem gosta de um futebol bem jogado, de um time que busca o gol sempre, que combina coletividade com a genialidade de um Messi, confesso que é simplesmente impossível torcer contra. Ontem, as vítimas poderiam ser o Vasco, o Corinthians, o São Paulo, o Flamengo, o Inter, enfim qualquer outro clube que o Barça atropelaria. Sinceramente 71% de posse de bola é uma enormidade, um absurdo de posse de bola. O time catalão está mais afinado do que uma valsa vienense. Dois toques na bola no máximo, recomposição rápida quando perde a bola, talento individual do Messi, passes precisos de Xavi, Iniesta e Fábregas, gols que surgem sem pressa e com a naturalidade de quem tem certeza de que é superior. Me faltam adjetivos para definir o time catalão. Daqui algum tempo, lembraremos ainda dessa partida épica, onde o futebol ganhou. O estilo de joga Barça virou uma marca. O fato de o time ter apenas 2 jogadores que não são do time de base entre os titulares (Daniel Alves e Abidal) mostra que o melhor caminho é investir nas categorias de base e segurar os jogadores seja pelo pequeno investimento financeiro feito, seja pelo conjunto que que o time-base forma. Assim como para os torcedores do Real Madri está cada vez mais difícil torcer contra o Barcelona, assim como os corintianos contra o Santos de Pelé, os flamenguistas contra o Botafogo de Garrincha, os vascaínos contra o Flamengo de Zico, os barcelonistas contra o Real Madri de Puskas e Di Stéfano, os gremistas contra o Inter de Falcão, os corintianos contra o São Paulo de Raí ou o Palmeiras Parmalat, "secar" o Barcelona de hoje é um crime contra o futebol! Quem sabe o Barcelona não vire um modelo copiado de sucesso para outros clubes, principalmente os brasileiros.... Obrigado Barça por me encher os olhos!!!

4 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Olha amigo, para o Santos foi uma vitória o fato de só ter perdido de 4X0. O placar poderia ter sido mais elástico em favor do Barcelona. Foi uma verdadeira aula e torço pra que os clubes verdadeiramente se espelhem nesse grande clube.

Abração!

edpaegle disse...

Que fiquem os bons exemplos. No futebol, a ideia de coletividade, do passe, da criatividade, da genialidade de Messi, de valorizar os jogadores formados na base e na organização. Como na vida..... Obrigado, Barça!

Edu Meinberg Maranhão disse...

O Corinthians não!

Edu Meinberg Maranhão disse...

O Corinthians não!