O termo "política" no campo evangélico brasileiro causa as maias variadas reações. Na sua mente, você pode escolher a sua opção:
a) Política é algo "carnal." Como sou espiritual, tudo que é política não me interessa, já que algo mundano, portanto, quanto mais afastado melhor.Sou da contra-cultura gospel!
b) Os evangélicos nasceram para ser "cabeça e não cauda." Logo temos que ocupar o máximo de cargos político possíveis, pois quanto mais "políticos de Cristo" melhor será a sociedade.Todo poder aos evangélicos!
c) Creio na soberania de Deus e entendo que a política pode ser também utilizada para a construção do Reino de Deus.
d) Irmão vota em irmão, porque não pode haver comunhão com o ímpio.
e) Quanto pior, melhor ! Porque daí a segunda vinda de Cristo será mais rápida ! A tática é terra arrasada!
f) Em política, faço aquilo que o meu pastor diz. Todo poder ao pastor!
g) Tive uma revelação, que devemos votar no "candidato x" porque Deus me mostrou que ele vai ganhar. O "candidato y" é corrupto. Estou no time dos políticos eleitos !!! E se possível consigo uma vaguinha de emprego, já que ninguém é de ferro!
h) Nunca seremos um país policamente correto, enquanto formos majoritamente católicos. Nosso exemplo são os EUA e o "american way of life." Somos da política "Catholics go home"!
i) Temos que lutar pela liberdade religiosa, daí é importante temos representantes nas esferas políticas.
j) N.d.a.
Agora o gabarito
letra a) Você acha que já está no céu e espiritualizou tudo ao ponto de não considerar político algo relevante.
b) Você quer mais políticos em cargos de poder, porque assim pode alimentar as mega-estruturas eclesiásticas e sendo assim, mais canais e espaços televisivos e radiofônicos, feriados evangélicos,m pois não existe nada mais importante do que isso. Você é um legítimo "talibã evangélicos" com mania de grandeza gospel!
c) A política é vista como um instrumento do reino, assim como a música, o esporte, o sexo, o dinheiro, sendo uma oportunidade de compreender uma visão cristocêntrica de sociedade. Cravei nessa!
d) Você só faz coisas para o seu irmão na fé. Se for médico atende apenas pacientes cristãos, se for professor, leciona apenas para alunos cristãos. Enfim, se realmente pudesse faria as coisas apenas para os cristãos, você o faria. Você tem na verdade uma visão extremada de "gueto evangélico" e se as outras pessoas não pensarem assim, azar a delas.
e) A escatologia absorveu a sua mente, ao ponto que você não faz nada em termos políticos.
f) Você entende que o pastor usa o púlpito para expressar suas intenções política e que devo obediência cega à ele.
g) Você usa a revelação espiritual para constranger as pessoas à votarem no candidato da sua preferência. O interessante é que se ele não for eleito, você não terá como explicar. Mas se ele for, oba, será a oportunidade daquilo empreguinho comissionado tão esperado.
h) Você acha que nasceu nos EUA e não se conforma que isso não aconteceu. Pensa o Brasil com os olhos dos "yankees" e se pudesse deportaria todas os outros religiosos para Marte!
i) Você tem mania de conspiração. Acha que todo mundo está sempre perseguindo os evangélicos e que eles estão sempre ameçados. A ameaça é um justificativa para votar em candidatos evangélicos e você nem se deu conta disso.
j) Você não se encaixou em nenhum desses "tipos ideais" e o meu reducionismo sociológico não conseguiu decifrar os seus posicionamentos políticos evangélicos. Ou você costumeiramente crava "nenhuma das anteriores" (n.d.a.) porque não será criticado e seguirá em mansos mares.
E agora, em qual você se encaixa???
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário