quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os evangélicos, a política e a boataria....

Escrevo antes do debate presidencial de hoje à noite, que pode desempenhar um papel decisivo nesta reta final de campanha.
Infelizmente o que tenho recebido de e-mail, recado no orkut, vídeo do youtube sobre do tipo "Serra é satanista", "Dilma é à favor do aborto" ( ontem se reuniu com evangélicos e católicos e afirmou que pessoalmente que é contra o aborto, desmentindo os boatos da Internet), "fulano de tal quer legalizar a maconha", e por aí vai, é uma grandeza. Pastores inclusive caíram nessa armadilha de demonizarem candidatos por suas supostas posturas morais, digo isso, porque muitas dessas coisas são "plantadas" pelos adversários políticos, com a finalidade óbvia de aumentar a sua rejeição, sem analisarem se as informações são verídicas ou mesmo se o candidato quando eleito tem condição de fazer tal atribuição. O histórico das eleições presidencias é rico sobre isso. No segundo turno de 1989, na disputa entre Collor e Lula, a "Folha Universal", do bispo Macedo fez uma charge demonizando o candidato petista. Nas eleições de 2002 e 2006, o então PL, com diversas lideranças da Igreja Universal apoiou as campanhas vitoriosas de Lula. Dizem que o próprio FHC perdeu a eleição da prefeitura de São Paulo em 1985 para Jânio Quadros, por afirmar o tucano tacitamente "que não acreditava em Deus." Lula também já foi acusado que fecharia as igrejas, fariam perseguições religiosas,etc.. na época das eleições, acusações ainda que recaíam em certa medida sobre Dilma Rousseff em 2010. Que tal checarmos as informações plantadas na mídia (sobretudo Internet), analisar as propostas dos candidatos principalmente em temas-chaves (saúde, educação, segurança, emprego, meio ambiente), ver o histórico dos candidatos e pararmos de nos precouparmos do "que fulano disse isso, ou disse assado", hein?? Votaríamos sem medo e sem demonizar ninguém sobre supostas boatarias que não maioria das vezes nem são comprovadas. Chega de campanha do tipo "Dilma guerrilheira", "Serra vai privatizar tudo", "Plínio comedor de criancinha" e "Marina homofóbica". Por favor, me poupem!

2 comentários:

aledrausio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aledrausio disse...

Antônio Carlos Costa tem um texto interessante chamado LIMITES ESTREITOS DA ÉTICA EVANGÉLICA BRASILEIRA no blog palavra plena,dê uma lida.