terça-feira, 30 de março de 2010
Aniversário da "redentora"
A "Redentora", escrito entre aspas foi o Golpe de 1964. 31 de março é considerado o aniversário do golpe, portanto faz 46 anos. Alguns dizem, que, na verdade, o golpe ocorreu no dia 01 de abril, mas, para os militares, um golpe feito no dia da mentira, não daria a mínima credibilidade. De fato sofremos (o povo brasileiro),nos 21 anos de ditadura militar (1964-1985), com torturas, desaparecimentos políticos, censuras, mortes, exílios, lembrados principalmente pela esquerda brasileira; de outro lado, os militares e seus defensores, lembrarão do "milagre econômico" da década de 70, das conquistas esportivas com o tri no México em 1970, do "perigo comunista vermelho" ou o medo da "cubanização", do "Brasil Grande", da Transamazônica, da Itaipu, da integração nas comunicações e infra-estrutura no país, entre outros. Como diz Élio Gaspari, quem valorizou as conquistas de um, nega a do outro. De fato, a ditadura militar para o Brasil, ainda é uma ferida aberta na história da nação. É só ver, o quanto a discussão dos direitos humanos e as discussões em relação a pena dos torturadores muito recente.Para o grupo mais conservador, a idéia era de criminalizar os grupos de esquerda armada; para os grupos de esquerda, somente os militares deveriam serem culpados. Quer queiramos, quer não, fomos influenciados pelos anos de chumbo, numa nação que ainda não passou à limpo a sua história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Em relação a Ditadura militar no Brasil, esta certamente ainda faz com que tantos civis como militares, ainda tenham feridas abertas e purulentas que provocam um certo mau estar em todos.
Os grupos que lutaram contra a ditadura levantaram-se para combater um governo militar intolerante, violento, covarde e assassino e aúnica saída foi a guerrilha porque por livre e espontânea vontade os militares da velha-guarda estariam ainda por aí espalhando terror, opressão e mortes.
E mais ... os militares de hoje em sua grande maioria não tem nada a ver com esse passado, só mesmo aqueles com cargos de alto escalão e mesmo estes daqui a poucos anos sairão de cena e até mesmo no topo da hierarquia militar não teremos mais pessoas com mãos sujas pelo sangue de inocentes dos "Anos de Chumbo".
Estes darão lugar a novas gerações, com uma nova mentalidade, visão de mundo e uma nova postura ideológica, política e social diferenciadas ... PELO MENOS ... ESPERO QUE SIM!!!
Postar um comentário