segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Vitória presidencial de Piñera em eleição chilena!

O candidato conservador Sebastián Piñera com cerca de 51,60% dos votos derrotou no segundo turno o candidato governista da Concertación, o ex-presidente Eduardo Frei. A popularidade de atual presidente Bachelet, em cerca de 80% não se transferiu em popularidade para Eduardo Frei. Num ano eleitoral brasileiro, podemos até nos perguntar se Lula com 84% de popularidade conseguirá transferir para Dilma Roussef. Fica a pergunta. Quanto ao Chile, Piñera parece seguir o exemplo italiano de Berlusconi. Enquanto Berlusconi é dono do Milan e da RAI (rede de TV); Sebastián Piñera é dono do Colo-Colo (clube de futebol mais popular do Chile), da Chilevisión (canal de TV) e da LAN (empresa aérea), além de doutorado em Economia e de ser professor universitário. Os conservadores voltam ao poder no Chile, o que não ocorria desde a ditadura de Pinochet, no final dos anos 80.Mais informações em espanhol, no site http://diario.elmercurio.com/2010/01/18/nacional/politica/noticias/5EEC1726-5F63-4018-AD64-9B7D935DE75B.htm?id={5EEC1726-5F63-4018-AD64-9B7D935DE75B}

3 comentários:

Professor Fabio disse...

Eduardo, são algumas questões para pensar a primeira quais foram os principais erros na campanha de Eduardo Frei??? Que tipo de lições o PT poderá tirar deste pleito???

Em minhas previsões acredito que o Chile irá ter mais uma vez um governo voltado para as elites e que atende aos interesses do capital transnacional, além de tornar um forte aliado do governo de Álvaro Uribe da Colômbia, o que é perigoso.

São dois extremos: Chávez/Morales e Uribe/Piñera, que podem bater de frente a qualquer momento, afetando em muito a geopolítica latino-americana.

Deus salve a América!!!

edpaegle disse...

Acho que Lula colocou as barbas de molho depois da derrota de Eduardo Frei.Pois nem sempre um governo popular faz o seu sucessor.

Gabriel Moreira disse...

Mas a situação política do chile é distinta do brasil. Em termos...