Rapidinha 1
Após a estréia do filme "Lula, o filho do Brasil", o primeiro a ser feito com um presidente cumprindo o mandato e com todo as polêmicas entre situação e a oposição, embora diga-se de passagem feito com verba totalmente privada, outros ex-presidentes devem vir a cena.O cineasta Sílvio Tendler que já fez filmes sobre os ex-presidentes JK e Jango, prepara um filme sobre Tancredo Neves, o presidente que não-assumiu e que também foi primeiro-ministro ( o filme deve se chamar "A travessia de Tancredo" e deve estreiar em abril) e do seu vice, que assumiu o mandato, o polêmico José Sarney. Numa sociedade imagética como a nossa, o cinema é sempre uma boa pedida para conhecer um pouco mais da nossa história política.
Fonte: http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_8/2010/01/07/ficha_cinema/id_sessao=8&id_noticia=19466/ficha_cinema.shtml
Rapidinha 2
Enquanto a Argentina decidiu abrir os arquivos da sua ditadura, ocrrida entre 1976-1983 (exceto os referentes a "Guerra das Malvinas"), no Brasil o tema segue como tabu. A "Comissão da Verdade" liderada pela Secretaria dos Direitos Humanos entrou em rota de colisão com o ministro da Defesa Nelson Jobim. Creio que precisamos passar a limpo a história do país, mesmo nos tristes episódios da ditadura militar entre 1964-1985. O que temos a esconder? Os militares criticam essa idéia e sempre chamam de "revanchismo" essa abertura dos arquivos militares. Creio que nesse ponto temos muito a aprender com "los hermanos" da Bacia do Prata!
Assinar:
Postar comentários (Atom)

2 comentários:
Pois então... o Brasil tem essas coisas anacrônicas às vezes...
Mas acho que logo isso cai também.
Espero.
Abraço.
Ao menos deveria. "Bem -aventurados os que tem sede de justiça porque serão consolados."
Postar um comentário