terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Jesus e o Natal

Final de ano. O burburinho das sacolas de Natal. Papai Noel prá cá, Papai Noel prá lá! O cansaço acumulado do ano inteiro. Provavelmente cenas e situações típicas de qualquer cidade brasileira nessa época. Fiquei pensando se Jesus chegasse agora e visse a celebração natalina, o que ele acharia? Ousadia minha tentar compreender a mente de Cristo, mas busquei fazer um exercício intelectual para tentar chegá-lo  até onde a minha honestidade intelectual permitisse alcançar. Ele certamente poderia comparar o cenário bíblico que alguns séculos antes da primeira vinda de Cristo, já apontava para o Emanuel, o "DEUS CONOSCO", que se materializou na descrição dos Evangelhos (Matheus, Marcos, Lucas e João). Fiquei pensando em quanto o Natal se tornou uma tradição de dar e receber presentes, juntar as famílias, refletir sobre os acontecimentos do ano, enquanto um Natal passou pela CRISTANDADE, de uma cultura religiosa e quanto é cada vez menos lembrado pela verdadeira história. Se o Natal não for a comemoração do "DEUS CONOSCO" , que exatamente  quer dizer etimologicamente a expressão em hebraico do termo "Emanuel". O que será? Uma vaga lembrança de um Cristo esquecido de uma história longínqua? Um Jesus transformado em puro marketing para vender produtos? Em tempos de insano consumismo, sugiro uma notinha de classificados no jornal da cidade

Querido menino Jesus!

Você é o aniversariante dessa festa, mas tenho um problema. Não estou conseguindo achá-lo. Andei pelo centro da cidade, ví belos enfeites nas portas das casas, árvores gigantescas e guloseimas deliciosas. Além disso também ví pessoas disputando cada cantinho do comércio, com suas sacolas abarrotadas e começando o ano endividadas. Sinto-me envergonhado por não ter encontrado, pois por onde andei eu não te achei.

Aonde que que você esteja, Feliz aniversário!

Deus está sempre conosco, mas nós que não procuramos nos lugares certos. Encontramos no cristianismo e não na cristandade.

Um comentário:

Gabriel Moreira disse...

Oi Duda...antes de tudo, feliz natal.
Segundo, gostei da sua idéia. Ano que vem poderiamos juntar uma grana e colocar um baita anúncio nos classificados do DC, o que vc acha?
Um grande abraço daqui de perto do Chuí...Gabriel