Gosto de Rubem Alves quando escreveu certa vez que "perguntem a idade que eu não tenho, porque esses anos já passaram e não voltarão mais." Posso afirmar, que nascí em 1979, então calculem a idade que "não" tenho. Os anos que não voltarão mais! Que ficaram para a história ou ao menos para a memória (ah, sempre a minha fala de historiador, aparece ainda que inconscientemente !) . Sabemos que a memória é seletiva. Adoramos lembrar os momentos agradáveis da vida e esquecermos os mais desagradáveis. Creio ser um privilegiado por ter vivido mais momentos agradáveis do que desagradáveis, sem dúvida! Aquele viagem inesquecível, uma amizade duradoura, o retiro da igreja, o bairro da infância, os encontros gastronômicos, as fotos amareladas de infância ! Tantas coisas, tantas lembranças ! Sim, uma coisa é certa, no futuro todos nós nos acharemos ridículos nas fotos, assim como entendemos que as fotos da década de 80 ou 90 nós aparecemos ridículos. Isso é líquido e certo ! Lembrar é viver! Como diria, o filósofo Heráclito de Éfeso "Ninguém se banha no rio duas vezes, porque a água do rio não é a mesma, nem nós somos os mesmos." Claro, somos o conjunto das experiências que vivemos. E espero ter compartilhado a experiência de vida com familiares, amigos, colegas de faculdade, alunos, professores, irmãos da igreja...tanta gente...ter compartilhado numa vida cada vez mais individualista, aonde somos educados mais para sermos consumidores do que cidadãos!
Sim, nascí em 1979, em plena Guerra Fria, ano que a União Soviética entrou em guerra com o Afeganistão. Os Bee Gees, Lulu Santos e "Os embalos de sábado `a noite" de John Travolta mostravam a chegada do "disco". A "Novembrada" sacudia Floripa contra a ditadura de Figueiredo, além é claro da anistia, que permitiu a chegada de Brizola, Gabeira, Arraes e tantos outros políticos, enquanto a Revolução islâmica sacudia o Irã de Khomeini. Os tempos mudaram !
Lula era sindicalista em 1979 e hoje é presidente da República; Gabeira lançava moda em Copacabana em 1979 e hoje é candidato a prefeitura no Rio. A Alemanha foi reunificada (a Ocidental e a Oriental) e o muro de Berlim virou pó e peça de museu! A União Soviética também virou pó, assim como o socialismo no Leste Europeu (e toda a Guerra Fria). O Afeganistão foi destruído pelos EUA e não pelos antigos soviéticos ! Nos filmes de Hollywood, o mocinho é sempre o estadunidense, mas o inimigo em 1979 era o comunista ou o socialista passou à ser o terrorista muçulmano ou o traficante colombiano! A ditadura se esfarelou no Brasil e deu origem a democracia, pero no mucho! Os 2 partidos, multiplicaram-se em vários, fazendo uma sopa de letrinhas na cabeça do leitor! Surgiram os CD's, os MP3, a Internet e toda a revolução digital, enquanto os LP's virarm peças de museu. Bush, Berlusconi e Sarkozy deixaram o mundo mais conservador do que na Guerra Fria, exceto na América Latina. "Terrorismo" virou palavra-chave nesse mundo pós-moderno ou seria pós-qualquer coisa. Os jovens de 1979 lutavam por ideais (democracia, meio ambiente, etc...), os de "hoje" lutam para ter um emprego!! As adolescentes queriam ter uma festa de "15 anos", hoje desejam uma viagem para a Disney!
Peteca era só um jogo, hoje é sinônimo de drogas !! A Bíblia mais chique que havia era a de zíper, porque não havia a Bíblia da mulher, do adolescente, de profecias, etc...
O que esperar dos próximos anos em que "não " viverei ??
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário